![]() | ![]() | ![]() |
---|
O que é a Toxina Botulínica?
A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.
Quem pode se submeter à Toxina Botulínica?
A toxina botulínica não vai resolver todos os tipos de problemas de pele. Sua espessura de pele, o tipo e o grau de enrugamento desempenham papel importante na determinação da eficácia da toxina botulínica.
O que a Toxina Botulínica não vai fazer?
A Toxina Botulínica ao mesmo tempo em que pode diminuir rugas sob os olhos, não é capaz de reparar os danos causados pelo sol.
Quais os riscos da cirurgia?
O paciente precisa estar consciente de que o procedimento ao qual vai se submeter, embora seja geralmente seguro, possui efeitos colaterais e complicações que podem ocorrer, como:
• Hematomas e dor no local da injeção,
• Vermelhidão,
• Dor de cabeça,
• Sintomas gripais,
• Náuseas,
• Fraqueza temporária facial ou ptose,
• Muito raramente, a toxina pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada.
O que acontece durante a cirurgia?
Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Escolhendo, cuidadosamente, os músculos específicos, são enfraquecidos, apenas, os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos.
O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente 2-3 injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções. Não é necessário aplicar anestesia. Não há tempo de repouso ou de recuperação.
Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto, pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora, normalmente, dura cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.
Quais os procedimentos pós- operatórios?
Após a cirurgia, alguns cuidados precisam ser tomados a fim de que a recuperação do paciente seja segura e tranquila.
Fonte: SBCP

Orientações pré e pós operatórias

O que é Preenchimento com Ácido Hiaulorônico?
O preenchimento facial é um procedimento para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.
Quais medidas devem ser tomadas no período de preparação do procedimento?
O paciente não deve tomar anticoagulante antes do tratamento.
Quais os riscos do procedimento?
O ácido hialurônico é um componente natural da derme de nossa pele. Por esta razão, raras vezes condiciona a algum efeito adverso. Mas podem ocorrer equimoses e inchaço.
O que acontece durante o procedimento?
O procedimento é efetuado com anestesia local ou simplesmente tópica, com agulhas ou cânulas. Como existem diversas formas de aplicações - desde a derme superficial, derme profunda e até o tecido subcutâneo -, existem inúmeros calibres e diversas dimensões de agulhas e cânulas para estas formas de aplicação. Para preenchimento dos lábios é feito um bloqueio anestésico, ou seja, a injeção é aplicada bloqueando o nervo dessa região, como a anestesia feita em procedimentos odontológicos.
Quais os procedimentos pós- operatórios?
Após a cirurgia, alguns cuidados precisam ser tomados a fim de que a recuperação do paciente seja segura e tranquila.
Fonte: SBCP

Orientações pré e pós operatórias

O que é a Lipoenxertia Facial?
O preenchimento facial com gordura do próprio corpo devolve o volume às regiões atrofiadas e rejuvenesce a pele, pois junto com o enxerto de pele vêm células-tronco que darão origem às novas células da pele.
Quais os riscos do procedimento?
Inchaço e equimoses (manchas arroxeadas na pele) são comuns após o preenchimento facial com gordura corporal. Em casos mais raros podem acontecer infecção e o acúmulo de líquido na região em que foi realizado o preenchimento. Pode, ainda, haver a lesão de nervos e vasos sanguíneos, causando alterações da sensibilidade e hematomas.
O que acontece durante o procedimento?
Primeiramente é infiltrada a solução de Klein - composta por soro fisiológico e adrenalina - para diminuir as chances de sangramento e, consequentemente, de trauma cirúrgico. As cânulas ou seringas de lipoaspiração são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram - através de um sistema de vácuo - a gordura localizada.
O paciente pode optar por combinar a lipoenxertia facial com uma lipoaspiração maior ou seguir o procedimento básico. No preenchimento facial simples, a gordura pode ser retirada de qualquer outra parte do corpo que contenha gordura, mas em geral, a retirada é feita do abdômen, através da cicatriz umbilical. É utilizada a anestesia local ou tópica.
No caso da lipoaspiração de maior extensão, os pontos em que são inseridas as cânulas variam de acordo com a anatomia do paciente e a técnica usada pelo cirurgião. Pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo da quantidade de regiões abordadas. Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de intubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam a respiração. Em geral, as cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo, e não causam incômodo.
Em seguida a gordura é tratada - é feita a retirada de células de gordura rompidas, de sangue e de anestésico - e a gordura e enxertada em um novo local. O enxerto é colocado através de finas seringas no local desejado, dando volume e forma nova ao local. Apenas uma sessão é necessária para que sejam vistos os resultados.
Quais os procedimentos pós- operatórios?
Após a cirurgia, alguns cuidados precisam ser tomados a fim de que a recuperação do paciente seja segura e tranquila.
Acesse o arquivo Orientações pré- operatórias e saiba mais.
Fonte: SBCP

Orientações pré e pós operatórias
